Emissão de DAS SIMEI 2023

Você sabia que é por meio deste boleto que você, MEI, vai recolher seus impostos e a contribuição para o INSS?

Você sabe o DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

Novo valor de DAS MEI passa a valer a partir de fevereiro.

No fim do ano de 2022, o Governo Federal anunciou o salário mínimo para R$ 1.302,00, tendo em vista essa atualização no salário mínimo, podemos afirmar que o valor já está ajustado e calculado para a geração do DAS do período de apuração 01/2023, com vencimento em 22/02/2023, tendo como base para a contribuição para o INSS o novo valor do salário-mínimo.

Para este período, o valor a ser pago em DAS corresponderá a:

• R$ 65,10 de INSS (5% do valor do salário-mínimo, de R$ 1.302,00);
  • R$ 5,00 de ISS, caso seja contribuinte deste imposto;
  • R$ 1,00 de ICMS, caso seja contribuinte deste imposto.

O que é PGMEI?

O PGMEI (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual) é uma plataforma digital que permite a emissão do boleto DAS para pagamento dos tributos relacionados à categoria. O PGMEI funciona de forma simples e prática, facilitando a emissão de boletos mediante a plataforma.

Ficou com dúvidas?! Fale conosco através dos nossos canais oficiais de comunicação.

Imagem: Banco de imagens Freepik