Novo sistema do FGTS entra em vigor nesta sexta-feira (01)

O novo sistema do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS Digital) entrará em vigor nesta sexta-feira (01/03), entre as novidades apresentadas o novo sistema tem o objetivo e intuito de desburocratizar o cumprimento das obrigações, isso por que entre as novidades apresentadas a ferramenta permitirá que o empregador realize o pagamento via PIX. Na última terça-feira (27) de acordo com dados divulgados pelo governo, estima-se que o empregador terá uma redução de 36 horas de rotina para o recolhimento e de custos operacionais. Entre as novidades anunciadas está a integração do sistema com o eSocial, o qual os empregadores irão fornecer dados contratuais e terão a possibilidade de gerar guias personalizadas. O pix será a forma de pagamento, ou seja, a partir de então a modalidade contará com o mecanismo de pagamento instantâneo, reduzindo o pagamento de guias duplicadas, da burocracia e possibilitando que a nova forma de recolhimento reduza custos com a tarifa paga a rede arrecadadora do fundo. As empresas devem fazer a migração para o novo sistema, a partir de 1º de Março, as guias devem ser emitidas através da plataforma.

Foto: Créditos da imagem “Banco de imagens Freepik”.