Obrigatoriedade de auditória externa

Quais são as empresas obrigadas a ter auditoria?

Muitos gestores se perguntam sobre essa questão, aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Considera-se de grande porte, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Abaixo destacamos algumas outras informações que são relevantes.

• O que é auditoria?

A definição de auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, do sistema financeiro, de registros, das transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração, podendo também identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

• O que é Auditoria Externa?

Também chamada de Auditoria Independente, é um tipo de auditoria contábil conduzida para examinar a contabilidade de empresas. Esse é o conjunto de procedimentos técnicos realizados por um auditor independente dentro de uma companhia, para examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles que essa empresa adota e das informações que ela divulga, emitindo, assim, um parecer.

• Quem faz a Auditoria?

A auditoria externa, especialmente nos casos em que ela é exigida pela lei, só pode ser feita por auditores independentes registrados na CVM de acordo com a Lei 6.385/1976, somente esses auditores podem fazer a auditoria externa das demonstrações financeiras de empresas abertas, bem como instituições e organizações que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários, como é o caso das corretoras.

Imagem: Banco de imagens Freepik.