WhatsApp

Prova de vida passa a ser responsabilidade do INSS

INSS regulamenta nova forma de realizar a prova de vida. 

A nova regulamentação da prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) requer atenção, pois, com as novas atualizações será realizado um cruzamento de dados, os quais facilitarão o beneficiado que tiver alguma comorbidade. Para maiores informações, consultar o aplicativo Meu INSS ou ligar no número Central 135.

O que é prova de vida INSS?

A prova de vida é um procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, com a nova regulamentação do INSS a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De acordo com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, a medida se fez necessária em virtude de ter um sistema mais justo para aqueles beneficiados que não tem condições físicas de se fazer presentes em agências bancárias para realizar tal procedimento e permanecer efetivamente recebendo o pagamento de sua aposentadoria ou pensão.

O que muda com a nova regulamentação: 

Por isso, de agora em diante caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados. Com tal medida o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá um prazo de dez meses a partir do aniversário do beneficiário para realizar o cruzamento de dados e identificar realmente se o beneficiado está vivo. Se o órgão não conseguir realizar nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar que está vivo. Nesse caso, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135.

Ainda de acordo com dados obtidos pelo Ministério da Previdência, neste ano serão comprovados cerca de 17 milhões de beneficiários.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe através dos números:

(83) 3321-3459 e (83) 9 9913-0331

 

plugins premium WordPress

© 2020 - 2024 - Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande e Região – Sindilojas Campina Grande - Todos os direitos reservados.