Aumento de casos de COVID-19 afastam trabalhadores do comércio

Aumento dos casos de COVID-19

Após as festividades de fim de ano, os números de casos de Covid-19 e gripe aumentaram muito em todo país. Como consequência desse aumento, funcionários estão precisando se ausentar do trabalho para poderem realizar o tratamento e evitar a proliferação dos casos.

O setor comercial paraibano tem sofrido o impacto desse afastamento de trabalhadores, tendo em vista que em alguns estabelecimentos mais da metade dos colaboradores apresentaram sintomas gripais recentemente. De toda forma, a orientação é que o funcionário que apresente sintomas de covid e/ou gripe, seja afastado.

Vale lembrar que, com base na alteração recente da lei que dispõe sobre o repouso semanal remunerado, existe a possibilidade de, durante o período de pandemia, quando houver imposição de medida de isolamento, o empregado não precisar comprovar sua ausência por 7 dias. Porém, a partir do oitavo dia, o empregado deve apresentar atestado ou documento de unidade de saúde do SUS ou, ainda, documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde para que possa justificar suas faltas.

Apesar do aumento no número de casos de Covid-19 e gripe, a grande maioria das pessoas apresentam apenas sintomas leves, o que culmina numa recuperação mais rápida e sem sequelas, graças ao alto índice de vacinação na nossa região. É importante continuarmos tomando os cuidados necessários e respeitando as medidas de segurança para que tudo volte à normalidade o quanto antes.

plugins premium WordPress

© 2020 - 2024 - Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande e Região – Sindilojas Campina Grande - Todos os direitos reservados.