Receita lança programa para incentivar conformidade tributária

Receita Federal lança programa para orientação fiscal ao contribuinte

Receita Federal lançou o PAC/PJ para ajudar empresas no cumprimento de suas obrigações tributárias, em busca de evitar riscos fiscais. A iniciativa tem como proposta ações prévias de orientação para incentivar a conformidade tributária, a partir da criação de oportunidades para as empresas se adequarem à legislação, cumprindo suas obrigações de forma natural, sem que haja a necessidade da instauração de procedimentos de fiscalização e litígios que demorarão para serem resolvidos.

No PAC/PJ, a área de Fiscalização da Receita Federal orienta as empresas sobre as informações que devem constar na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) 2021 bem antes do fim do prazo de entrega, 30/09.

Empresas, com registro de transmissão com ausência de dados na ECF do exercício 2020, foram previamente comunicadas sobre dados representativos de receitas e de movimentação financeira, informações que devem constar na ECF/2021, evitando, dessa forma, erros no preenchimento da escrituração e possibilitando a correta apuração de tributos, como objetivo de diminuir a exposição da empresa a ações de fiscalização, malhas ou outros controles fiscais.

A ECF é uma das principais obrigações tributárias acessórias, na qual as pessoas jurídicas apuram o IRPJ e a CSLL, além de prestar outras informações fiscais e econômicas de interesse da RFB, inclusive subsidiando a formulação de políticas públicas.

A ECF é de preenchimento anual e, em relação aos fatos geradores ocorridos no ano de 2020, o prazo de entrega é até o último dia útil do mês de setembro de 2021, nos termos da Instrução Normativa RFB nº 2.039, de 2021.