Entidades ligadas ao comércio explicam funcionamento das lojas no período do carnaval 2021

Entidades ligadas ao comércio explicam funcionamento das lojas no período do carnaval 2021

Com suspensão das comemorações carnavalescas na cidade e em outras regiões, comércio de Campina Grande deverá funcionar normalmente no período.

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, a Associação Comercial de Campina Grande – ACCG e o Sindicato dos lojistas de Campina Grande – Sindilojas, por meio de Assessoria Jurídica especializada, presta os seguintes esclarecimentos quanto ao funcionamento do comércio local no período de carnaval do ano de 2021:

– A Convenção Coletiva do Trabalho da categoria dos comerciários nada dispõe sobre o funcionamento do comércio local nos dias de carnaval;

– A CCT não reconhece o dia de carnaval como feriado;

– Em algumas cidades cuja data se revela festividade cultural comemorativa, que movimenta de sobremaneira a economia regional (Salvador, Recife, Rio de Janeiro), é considerado feriado o dia de carnaval;

Em virtude de Campina Grande e mesmo o Estado da Paraíba não possuírem legislação específica a qual verse, explicitamente, que o dia de carnaval é feriado municipal, ou estadual, o funcionamento do comércio permanece inalterado, do mesmo modo que os dias comuns não festivos.

As entidades reforçam que a recessão provocada pela pandemia ainda demonstra consequências negativas para todos, inclusive no meio empresarial. Vale destacar que por muitos meses o comércio local esteve fechado durante o ano de 2020, fator que aprofundou ainda mais a crise financeira em que vivemos.

Diante do exposto, as entidades ressaltam a necessidade de, com cuidado e responsabilidade, o comércio local funcionar normalmente no período de carnaval do ano de 2021, que acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro.

Por fim, orienta a todos a seguirem à risca todas as orientações de distanciamento social e prevenção ao contágio da COVID-19, com o intuito de salvaguardar a saúde e segurança dos clientes e colaboradores.

plugins premium WordPress

© 2020 - 2024 - Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande e Região – Sindilojas Campina Grande - Todos os direitos reservados.