Nossa história
O Início e o reconhecimento legal
Em meados de 1936 com o nome de UNIÃO DOS RETALHISTAS, iniciava-se a caminhada do que viria no futuro ser nomeado de Sindilojas-CG sendo liderado por José de Barros Ramos e pelos diretores Inácio Siqueira Silva, Mariano Black Freet, Luiz Venâncio dos Santos, Raimundo Coentro, Agenor Guedes da Silva e Pedro Aragão em um dos momentos áureos do comércio de Campina Grande, quando a mesma era conhecida como a “Liverpool brasileira” devido a força no comércio do algodão e atraia comerciantes de todas as regiões da Paraíba e do Nordeste.
Em 17 de julho de 1944 o mesmo foi reconhecido como Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande com a Cartão Sindical nº 15.959 e sob o CNPJ 08.853.574/0001-14.
Sete décadas de representatividade
Ao longo de 79 anos de existência tem cumprindo com o dever de ser um sindicato forte e representativo, não destoando das suas essências históricas e características que lhes foram dadas na sua criação, sempre respeitando os parâmetros legais e transparentes perante as autoridades, a sociedade e principalmente o comércio varejista de Campina Grande.
Dentro do período de existência, o sindicato passou por muitas administrações e muitas conquistas, mas a de maior destaque é a do Dr. Antônio Pereira de Moraes que, em mandatos intercalados, administrou a entidade de 1957 a 1996. Dentro dos feitos estão as notórias aquisições patrimoniais para a entidades como o prédio da rua Maciel Pinheiro, 373 (Atual endereço do Sindilojas-CG), da rua Venâncio Neiva, 296 e os dezesseis boxes da antiga estação rodoviária na Praça Lauritezen. Todos na cidade de Campina Grande.
O Sindicato na atualidade
A atual diretoria representada pelo Presidente Francisco de Assis Oliveira tem se destacado na representatividade, a quem de direito cabe, do comércio local e focado na fomentação do crescimento econômico e técnico dos seus associados.
Nos momentos mais importantes tem se mostrado ativo e representativo, a exemplo das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s), onde sempre luta em defesa de salários compatíveis com a índices econômicos de cada ano. Com justeza atua em prol do equilíbrio dos Empregadores e Empregados em todas ações.